sexta-feira, janeiro 03, 2003

''Pessoal e intransferível''

Algumas pessoas ficam na dúvida do que se trata a 'ambivalência' e por vezes perguntam-me como estou ligada a ela. Na verdade, em termos médicos, o assunto pode parecer estranho para as pessoas que me conhecem e, ainda mais, para as pessoas que não tiveram esta oportunidade. Posso, entretanto, dizer com toda a certeza que , no meu caso, não tenho nenhuma esquizofrenia latente !! É uma coisa mais light relacionando-se a apenas com a fase de um acontecimento ocorrido recentemente e em fase de relativa finalização. Além do mais, de acordo com a indicação de uma grande amigo, é uma situação perfeitamente normal perante a dualidade das pessoas do signo de gêmeos :-)

»»Ambivalência Afetiva««
Ambivalência Afetiva é uma alteração da Afetividade muito encontrada na Esquizofrenia. São acentuações afetivas opostas e basicamente simultâneas, tais como o amor, temor e ódio que uma pessoa pode ter em relação a outra no mesmo instante, ou os sentimentos dos acontecimentos que se teme e que se deseja simultaneamente. O paciente ambivalente, apesar de não pode unir ambos sentimentos e tendências opostas, percebe-os ao mesmo tempo (ama e odeia), sem que ambos os sentimentos ajam entre si ou se debilitem. Deseja a morte da mulher e se as alucinações a apresentam morta, pode ao mesmo tempo ficar desesperado e chorar por isso.
Ambivalência Afetiva pode ser entendida como a anormalidade das tendências, e que se caracteriza pela coexistência de juízos contraditórios sobre o mesmo objeto simultaneamente. Portanto, no plano afetivo a Ambivalência consiste em experimentar sentimentos opostos, simultaneamente e em relação ao mesmo objeto.
A Ambivalência Afetiva surge em todas as situações de conflito, especialmente nos Transtornos Neuróticos mas, será na Esquizofrenia que a Ambivalência se apresentará com aspectos mais característicos, patológicos e extremos.