O conhecimento Tácito é aquele que existe somente nas pessoas.
O conhecimento Explícito reside nos documentos, nos procedimentos, nos post-it, etc.
Hummm... é tudo uma questão de gestão do conhecimento.
O conhecimento pode ser classificado (Nonaka & Takeuchi, 1995) em:
· Conhecimento tácito : algo difícil de ser formalizado e comunicado aos outros.
· Conhecimento Explícito : formal e sistemático, fácil de ser comunicado aos outros.
Estes conteúdos do conhecimento terão sua dinamicidade na organização com base nos processos de criação e troca do conhecimento, segundo elemento das práticas da Gestão do Conhecimento.
Eu bem que avisei que estava condicionada...
Continuando:
Formas de Aprendizagem:
· Aprender com experiência passada.
· Aprender com os outros
· Aprender ao mudar
· Aprender pela análise de desempenho
· Aprender ao treinar
· Aprender por contratação
· Aprender por busca
Estes processos citados podem ser analisados conforme a classificação dos mecanismos , que tem como base a diferenciação entre conhecimento tácito e explícito.
· Do tácito para tácito (Socialização)
· Do tácito para explícito (Externalização)
· Do explícito para explícito (Combinação)
· Do explícito para tácito (Internalização)
E como gerir emocionalmente? Onde usar o bom senso? Será um facto, uma imposição ou simplesmente diplomacia o uso do bom senso? Que não seja resignação... isso não! Tão pouco que seja induzido ao conformismo, aceitação...